Na manhã desta quarta-feira (21), foi inaugurado a primeira Mineradora de Vanádio das América. Este projeto teve início em junho de 2012 e agora é realidade.
Jaques Wagner - Governador. |
O mega evento contou com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner, deputado federal Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo, Luiz Caetano pré-candidato a deputado federal, prefeito de Maracás Paulo Sérgio dos Anjos e vice Antonio Fernandes, o ex-prefeito Nelson Portela, o embaixador do Canadá, engenheiros, geólogos e toda equipe técnica da Mineradora, prefeitos das regiões vizinhas, vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares Drª Viviane Rosa de Alcântara e Cap. Renner, Filarmonica e Fanfarra do município, comunidade de Porto Alegre representada pela diretora do Colégio Luiz Braga Aliadine, Nel e Cristina Velame do grupo Violerança, outras autoridades e comunidade maracaense.
A Vanádio de Maracás S/A, empresa do grupo canadense Largo Resources, possui o maior teor do metal em todo o mundo. A planta baiana, que teve um investimentos de R$ 555 milhões, possui capacidade para produzir até nove mil toneladas por ano de pentóxido de vanádio. A matéria prima é utilizada, principalmente, em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo e gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. A produção é exportada para mercados da Europa, Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão. O presidente das Operações no Brasil, Kurt Menchen, explica que a mina produz o melhor vanádio do mundo, favorecendo a competitividade no mercado.
Paulo Sérgio dos Anjos - Prefeito de Maracás. |
Em discurso, o prefeito Paulo dos Anjos solicitou ao governador o asfalto da BA-026 que liga Pé de Serra ao Povoado de Porto Alegre.
0 comentários: