Solidariedade de vizinhos ajuda na recuperação de casas em Friburgo

Moradores se reunem para retirar lama de móveis e pertences.
Aposentada mostra que água passou de dois metros.

Solidariedade de vizinhos ajuda na recuperação de casas em Friburgo

Moradores se reunem para retirar lama de móveis e pertences.
Aposentada mostra que água passou de dois metros.

Lívia Torres Do G1 RJ, em Nova Friburgo
Móveis encharcados, eletrodomésticos quebrados e muita lama. Este cenário é comum em diversas casas na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Para recuperar esses imóveis e ajudar na limpeza, moradores estão contando com a solidariedade dos vizinhos. Reunidos, eles conseguem amenizar a tragédia.
Solidariedade dos vizinhosEliete ajuda na limpeza de pertences dos vizinhos, que ficaram cobertos de lama  (Foto: Lívia Torres / G1)
A aposentada Maria da Glória Formiga, moradora do distrito de Riograndina, teve os pertences devastados. A casa ficou de pé, mas tudo foi perdido.
“Há dois meses comprei geladeira, máquina de lavar e sofá. Perdi tudo e ainda estou pagando a prestação. Em 10 minutos, a água subiu até o meu pescoço. Como não sei nadar, meus vizinhos me puxaram e me levaram para uma casa mais alta”, conta.
Solidariedade dos vizinhos 
Maria mostra até onde água chegou dentro da casa
(Foto: Lívia Torres / G1)

Além de calcular os prejuízos, Maria diz que vai demorar a esquecer a tragédia. “Acho que só conseguirei voltar a morar aqui no inverno. Enquanto isso, fico na casa do meu irmão. Faz dois dias que eu consegui, com a ajuda do pessoal que mora aqui na rua, limpar a casa. O trabalho não para, mas é difícil tirar tanta lama”, explicou ela.
Irmão mais velho de Maria, o aposentado Geraldo Formiga precisou da ajuda de um bombeiro para conseguir sair de casa no dia da chuva.

“Tem um vizinho nosso que é bombeiro. Ele me puxou com uma corda. Eu me machuquei bastante e bebi muita água da chuva. Mas já tomei vacina e agora estou mais tranquilo”, disse ele.

Vizinha dos irmãos, Eliete Cunha não mede esforços para ajudar. “Acho que se todo mundo fizer a sua parte, a gente coloca essa cidade em pé novamente. Não custa nada, é só querer fazer”, concluiu Eliete.

Aos poucos, os serviços começam a ser restabelecidos nas cidades atingidas. Os temporais na região já deixaram mais de 600 mortos e causaram estragos em pelo menos sete municípios.

 

PROXIMA
ANTERIOR
Clique aqui para comentar

0 comentários: