Dona de casa retoma estudos e fará Enem em busca de bolsa do Prouni


A dona de casa Clélia de Oliveira Luiz Gonçalves, de 49 anos, está entre os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (3) e domingo (4). Ela abandonou os estudos na adolescência, retomou a vida escolar em um curso de supletivo, e em 2005 concluiu o ensino médio. O objetivo agora é conseguir nota suficiente para disputar um bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) para estudar pedagogia em uma universidade particular de São Paulo. Ela precisa de, no mínimo, 400 pontos.


Clélia entre os filhos Jeferson e Josiane; ela quer seguir o exemplo deles e ser contemplada pelo Prouni (Foto: Arquivo pessoal)

Para se preparar para o Enem, Clélia frequenta o cursinho pré-vestibular desde de março. Deixou o emprego de auxiliar de produção, por insistência da filha Josiane, de 25 anos, que se formou em biologia com ajuda de bolsa parcial do Prouni e hoje cursa o mestrado. O caçula, Jeferson, de 19 anos, já está na faculdade, estuda publicidade e propaganda, também com bolsa do Prouni.

"Estava difícil arrumar emprego sem estudo, abriu uma escola perto de casa [no Jaraguá, Zona Norte de São Paulo] e me matriculei. Gostei de voltar a estudar. Agora quero fazer pedagogia para trabalhar com educação infantil, gosto muito de lidar com crianças", diz a estudante.
Clélia também pretende se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para disputar vagas em instituições públicas. Mas a chance de ingressar no ensino superior virá mesmo somente por meio do Enem, ela não vai prestar nenhum vestibular. A dona de casa diz que gosta de estudar, mas teme as questões de matemática e física do Enem. Até lá, precisa aprender a lidar com outro vilão, além dos números: o nervosismo.
Enem

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. O candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). Neste sábado (3), os candidatos farão a parte de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No domingo (4) serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Fonte: G1



PROXIMA
ANTERIOR
Clique aqui para comentar

0 comentários: