Câmara diz sim ao impeachment de Dilma; Veja o voto de cada deputado Baiano

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) acaba de obter a quantidade mínima necessária de votos para sua aprovação. A aprovação, contudo, não afasta Dilma imediatamente da Presidência da República. Isso só pode ocorrer após a análise do Senado.
Após seis horas de votação, o placar final foi: 367 votos a favor do impeachment, 137 contra, além de 7 abstenções e 2 ausentes. Para ser aprovado na Câmara, o processo dependia do voto de no mínimo 342 dos 513 deputados, ou dois terços do total. 
O processo de votação começou por volta das 17h45, e teve vantagem dos votos pró-impeachment desde o começo. Em suas declarações de voto, os parlamentares alternaram cumprimentos e homenagens à família com slogans a favor ("Tchau, querida!") e contra ("É um golpe!") o afastamento de Dilma. O deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) deu o voto que selou a aprovação do impeachment da presidente.
A sessão começou com confusão - os parlamentares contra o impeachment reclamaram ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que havia colegas se manifestando a favor do impedimento atrás da mesa da Casa. Houve gritaria e empurra-empurra. Após as orientações de voto das lideranças dos partidos, a votação começou.
Na história política brasileira, é a segunda vez que o processo de impedimento de um presidente da República recebe o aval da Câmara dos Deputados. A primeira foi em 29 de setembro de 1992, quando o então presidente Fernando Collor de Mello, do PRN, teve seu pedido de afastamento acolhido com o voto de 441 deputados (outros 38 votaram contra, um se absteve e 23 não compareceram à sessão).
Veja como votou cada deputado da Baiano


Não: 22
Afonso Florence (PT)
Alice Portugal (PCdoB)
Antônio Brito (PSD)
Bacelar (PTN)
Bebeto (PSB)
Luiz Caetano (PT)
Daniel Almeida (PCdoB)
Davidson Magalhaes (PCdoB)
Félix Mendonça (PDT)
Fernando Torres (PSD)
João C Bacelar (PR)
Jorge Sola (PT)
José C Araújo (PSD)
José Nunes (PSD)
José Rocha (PR)
Moema Gramacho (PT)
Paulo Magalhães (PSD)
Roberto Brito (PP)
Ronaldo Carleto (PP)
Sérgio Brito (PSD)
Valmir Assunção (PT)
Valdenor Pereira (PT)

Abstenção: 2

Cacá Leão (PP)
Mário Negromonte Jr. (PP)

Sim: 14

Antônio Imbassahy (PSDB)
Arthur Maia (PPS)
Benito Gama (PTB)
Claudio Cajado (DEM)
Elmar Nascimento (DEM)
Erivelton Santana (PEN)
Irmão Lázaro (PSC)
João Gualberto (PSDB)
José C Aleluia (DEM)
Jutahy Jr (PSDB)
Lúcio Vieira Lima (PMDB)
Márcio Marinho (PRB)
Paulo Azi (DEM)
Tia Eron (PRB)
Uldurico Jr. (PV)
PROXIMA
ANTERIOR
Clique aqui para comentar

0 comentários: