Cerca de 2 mil ha já foram destruídos em incêndio em Rio de Contas, na BA

Fogo atinge a região da Chapada Diamantina desde o início deste mês.
Brigadistas voluntários e Corpo de Bombeiros estão na região afetada.

Incêndio atingiu a Serra do Barbado, na Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/Inema).


Segundo a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, entre a Chapada Diamantina e o sudoeste do estado, dois mil hectares já foram destruídos pelo fogo.
Segundo informações de brigadistas da região, os focos em 2013 ainda são em menor número do que no ano passado.
O comparativo indica que, de abril a outubro de 2012, período da seca, foram registrados 530 focos de incêndio. Esse ano, na mesma época, desde abril até agora, foram registrados 85 ocorrências nessas regiões.
Somente na cidade de Barra, no oeste, foram 31 ocorrências. Ainda de acordo com a brigada de incêndio, esse ano o trabalho foi maior na prevenção do que no combate ao fogo. Duas aeronaves estão auxiliando o trabalho dos brigadistas no combate às chamas.
As cidades afetadas no oeste do estado são: Barra, Barreiras, Baianópolis, Cristópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi e Wanderlei. Já na Chapada Diamantina, as regiões afetadas são: Serra do Barbado, Rio de Contas, AndaraíLençóis, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Maribus-Iraquara, Piatã e Capão, este último em processo de rescaldo.
"Atualmente estamos com o maior problema na cidade de Barra. Hoje, uma aeronave foi para lá e estamos encaminhando outra na terça-feira (8). Assim que o incêndio nessa região for controlado, vamos ter como distribuir melhor a ação das aeronaves, inclusive do helicóptero. Não temos ainda um levantamento de quantos hectares foram atingidos", explicou ao G1 o secretário estadual Eugênio Splenger.

Na cidade de Andaraí, localizada na região da Chapada Diamatina, o fogo atinge a região desde o início do mês de outubro. Segundo o coordenador dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí, Homero Vieira dos Santos, cerca de 30 homens trabalham para conter os focos de incêndio desde o dia 1º de outubro.
"No momento, em Andaraí apenas os brigadistas voluntários com apoio da prefeitura municipal  e do Prev-Fogo estão na linha de frente combatendo um incêndio que já consumiu cerca de 500 hectares. Na APA do Barbado apenas os brigadistas voluntários estão no combate. Não estamos tendo apoio de aeronaves, apesar de já termos solicitado várias vezes. Todo apoio é bem vindo e toda ajuda imprescindível", informou
Ainda de acordo com a Sema, trabalham em regime integral nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, brigadistas voluntários, técnicos do Inema, Corpo de Bombeiros Militares, brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Serra do Barbado

No fim do mês de setembro, um incêndio atingiu a Serra do Barbado, entre os municípios de Abaíra e Piatã, também na região da Chapada Diamantina. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Lençóis, que atende a região, o incêndio começou no sábado (21).

De acordo com informações do capitão do Corpo de Bombeiros, Jean Vianes, o incêndio atinge uma Área de Proteção Ambiental (APA), que fica nas proximidades do povoado de Catolés. O fogo não atingiu o povoado.
Brigadistas da região tentam controlar o incêndio. Homero Vieira dos Santos, combatente de incêndios florestais de Andaraí, disse ao G1, que o local é de difícil acesso. "É um lugar de serra. Levamos entre 3h e 4h de caminhada para chegar lá, para conter o fogo", disse.

PROXIMA
ANTERIOR
Clique aqui para comentar

0 comentários: