Organização Internet Archive criou a Máquina do Tempo da internet.
Prejuízo com dano a máquia que digitaliza documentos foi de US$ 600 mil.
Um dos prédios nos Estados Unidos da Internet Archive, organização sem fins lucrativos que trabalha para preservar a memória da web e abastecer a rede de documentos raros, foi destruído parcialmente por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (6).
O fogo no prédio que fica em San Francisco, na Califórnia, começou às 3h30 e foi contido duas horas depois pelos bombeiros. O prédio abriga um dos 30 centros de escaneamento da organização.
O fogo consumiu parte do departamento que é responsável por criar versões digitais de documentos impressos antigos e raros. Após esse processo, os arquivos são disponibilizados na internet.
Livros de bibliotecas estão concentrados, por exemplo, em “American Libraries” e “Canadian Libraries”. Livros antigos estão presentes na área “Project Gutenberg” e infantis, na “Children’s Library”.
O mais famoso dos mecanismos da Internet Archive é a Wayback Machine (Máquina do tempo, em inglês). A ferramenta de busca mostra 364 bilhões de páginas da internet que já deixaram de existir.
Segundo a entidade, o fogo atingiu os equipamentos utilizados para fazer o escaneamento e causaram prejuízo de US$ 600 mil. Essa foi a única perda com o acidente, cujas causas não foram explicitadas pela Internet Archive. Ninguém se feriu nem documentos foram perdidos.
Houve perda de documentos, porém, mas metade dos documentos que foram queimados já havia sido digitalizado, informa o Internet Archive.A maior parte do material físico presente no centro no momento do incêndio estava em uma sala trancada que é destinada a ser o arquivo físico e, por isso, não foi afetada.
“Esse episódio nos lembra que digitalizar e fazer cópias é uma boa estratégia tanto para o acesso quanto para a preservação", informou a Internet Archive em seu blog.
"Nós temos cópias de backup de todos os dados do Internet Archive em outra localidade, então mesmo que o nosso prédio principal fosse envolvido em um incêndio ainda assim nós não perderíamos o espetacular conteúdo que trabalhamos tanto para coletar”, completou.
Fonte: G1
0 comentários: