Se Ayrton Senna estivesse vivo estaria completando 54 anos de idade nessa semana. Para comemorar o aniversário do piloto brasileiro, o nosso blog relembra cinco momentos mágicos de Ayrton Senna da Silva na Fórmula 1. com alguns videos e reportagem sobre o piloto.
Grande Momentos de sua Carreira:
No GP de Monaco de 1984 Nascia uma Lenda
O primeiro ano de Senna na Formula 1 deveria ser de aprendizagem. Contratado pela pequena escuderia Toleman, as primeiras corridas de Senna na categoria foram apagadas. Mas na primeira corrida do piloto em Monaco, a Formula 1 conheceu uma nova estrela.
Depois de ficar em décimo-terceiro nos treinos do sábado, a sorte de Senna mudou quando as primeiras gotas de chuva caíram no asfalto das ruas do principado. A habilidade natural do piloto na chuva foi revelada com ultrapassagens consideradas impossíveis na pista estreita, que exterminaram a diferença em relação ao líder Alain Prost.
Pouco antes de Senna ultrapassar o piloto francês, as autoridades da FIA decidiram encerrar a prova. O motivo oficial para o cancelamento foram as condições de segurança da pista, mas cogita-se que o objetivo era impedir que Senna vencesse. Foi o primeiro pódio dos 81 do piloto brasileiro teria até o final da carreira.
Senna x Prost em Suzuka – Primeiro ato em 1989.
A rivalidade entre Senna e Prost é uma das maiores de todos os tempos em qualquer esporte.
Companheiros de McLaren em 1988 e 1989, os dois pilotos dominaram a Formula 1 no período. Durante a temporada de 1989, ambos batalharam pelo título até a última corrida, em Suzuka, no Japão. Senna precisava vencer a corrida para ser campeão. Se o piloto brasileiro não completasse a prova, Alain Prost venceria o título.
No início da prova, Prost jogou seu carro propositalmente em Senna, se aproveitando do estilo de pilotagem agressivo do brasileiro. Com Senna fora da corrida, Prost era o novo campeão. Mas o piloto brasileiro conseguiu colocar seu carro de volta na prova.
Após voltar em último lugar, Senna assumiu a liderança na antepenúltima volta. Porém, ao final da corrida, Alain Prost estava no escritório do comissário da prova, alegando que o retorno do brasileiro foi ilegal. Senna foi eliminado e Prost foi declarado o campeão da temporada.
Senna x Prost em Suzuka – A vingança em 1990.
Os acontecimentos em Suzuka estragaram de vez as relações entre Senna e Prost. A situação ficou insustentável a ponto de o piloto francês deixar a McLaren na temporada de 1990, contratado pela escuderia italiana Ferrari. Novamente, Senna e Prost chegaram quase empatados na última prova da temporada, mais uma vez em Suzuka.
Mas nesse ano, a situação era oposta: se Prost não terminasse a corrida, Senna seria o campeão. O brasileiro conseguiu se classificar como pole-position, com Prost em segundo. Porém, sua posição de largada foi alterada na última hora: Prost foi colocado no lado mais limpo da pista, ganhando vantagem na largada.
Mais uma vez, na primeira curva da corrida, Senna e Prost se chocaram e saíram da prova. Prost protestou novamente, mas desta vez Senna era o novo campeão.
A primeira vitória no Brasil em 1991
Apesar de já ser bicampeão mundial, Senna nunca havia vencido o Grande Prêmio do Brasil. No GP de Interlagos de 1991, parecia que o momento havia chegado.
Ele começou a corrida na pole position e liderou boa parte da prova, com tranquilidade. Faltando sete voltas para o final, começou a chover em Interlagos, o que deveria facilitar ainda mais a vida de Senna. Mas seu carro quebrou: a transmissão da McLaren travou na sexta marcha, o que teoricamente deveria deixar o veículo completamente indirigível. Mas Senna conseguiu manter o carro na pista, chegando ao seu limite físico.
Depois de ganhar a corrida, Senna estava exausto a ponto de mal conseguir levantar o troféu no pódio. Mas a primeira vitória em casa estava garantida.
Senna para o carro para salvar Eric Comas em 1992
Durante os treinos do Grande Prêmio da Bélgica de 1992, o piloto francês Erik Comas sofreu um grave acidente. Era de se esperar que qualquer piloto que passasse pela cena continuasse a fazer seu tempo, ultrapassando a Renault acidentada de Comas. Mas não era o caso de Ayrton Senna.
O brasileiro foi o primeiro piloto a passar pelo carro de Comas. Ele simplesmente parou sua McLaren e correu até a Renault para ajudar o piloto francês, ignorando os outros carros que vinham pela pista.
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