Uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil e do mundo, a Roda de Capoeira finalmente foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em título entregue pela Unesco na 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental, nesta quarta-feira (26), por meio de votação.
“O reconhecimento da Roda de Capoeira pela Unesco é uma conquista muito importante para a cultura brasileira. A capoeira tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós. Agora, é um patrimônio a ser mais conhecido e praticado em todo o mundo”, destacou a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler.
Além da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, da diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Célia Corsino e dos diplomatas da Delegação do Brasil junto à Unesco, capoeiristas brasileiros também acompanharam a votação, entre eles os mestres Cobra Mansa, Pirta, Peter, Paulão Kikongo, Sabiá e a Mestra Janja.
Agora, a Capoeira se junta ao seleto grupo de manifestações culturais nacionais que possuem o título. São elas: Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), Frevo (PE) e Círio de Nazaré (PA).
Criada no século XVII, a Capoeira foi criada por escravos africanos que eram explorados no Brasil como estratégia de proteção contra ataques dos brancos e violências motivadas pela segregação racial. Aos poucos, ganhou contornos esportivos e artísticos, tornando-se instrumento de interação social entre os negros da época.
Fonte: Site Terra
0 comentários: