Mucugê: Festival Vozes na Chapada começa nesta quinta-feira

Coral Vozes Veladas  (Foto: Divulgaçao)
Coral Vozes Veladas (Foto: Divulgaçao)
A 6ª edição do Festival Vozes na Chapada será aberta nesta quinta-feira (31), em Mucugê. O evento promove o encontro entre grupos de canto coral do país e fomenta o turismo ecológico da região, rica em exuberância natural com suas cachoeiras, trilhas, cânions e montanhas que compõem o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Nos quatro dias da programação, os corais exibirão seus repertórios em diferentes locais da cidade, incluindo a Câmara Municipal de Mucugê, Praça dos Garimpeiros, Igreja Matriz Santa Izabel e o Projeto Sempre Viva. Alcides Lisboa, maestro diretor artístico do Festival Vozes na Chapada, explica que este evento não tem caráter competitivo.

“O evento visa promover a interação entre os coralistas, estimular a formação de novos grupos e a troca de vivências”, ressalta Lisboa. Foi por conta da realização deste evento em Mucugê que a cidade ganhou um coral em 2010. Chamado de Comunhão, o grupo é composto de 23 pessoas com idades variadas.

Como na 5ª edição do festival, o Coral da Fecomércio , de Salvador, participará do evento. (Foto: Divulgação)

Nesta edição, o festival contará com a presença do prestigiado maestro Eduardo Morelenbaum. Formado pela Berklee College of Music (Boston, Massachusetts - EUA) e mestre em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, o maestro carioca ministrará dia 01/08, às 15h, palestra com o tema “O Coral de Empresa, um valioso componente para o projeto de qualidade total”, direcionada aos maestros, gestores e ativistas do canto coral.

Morelenbaum abordará como o canto contribui para o indivíduo e para a instituição. “O Coral é uma atividade social, cultural e recreativa que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários em uma empresa, otimiza a saúde, a integração e o desenvolvimento da criatividade”, reforça o maestro.

Esta mesma palestra já foi apresentada por ele para empresas como Vale, Inmetro, Ipiranga Petróleo, Shell, TV Globo, Neoenergia, Coca-Cola, entre outros. Além de palestrar, Morelenbaum aplicará dia 02/08, às 15h, uma oficina com exercícios de voz e expressão corporal para todos os participantes do Festival. E, para encerrar a participação do músico no Festival, a canção africana Amavolovolo será exibida por todos os coralistas juntos, sob sua regência.

Homenagem – Tradicionalmente, o evento presta uma homenagem a personalidades do cenário musical. Este ano, o nome escolhido por representantes dos corais é o cantor e compositor Dorival Caymmi, pelo seu centenário e também pela sua musicalidade que tanto retrata a Bahia. Cada coral exibirá, de livre escolha, uma canção do artista.

Participam do Festival Vozes na Chapada, corais de diferentes segmentos, religiosos, grupos ligados a empresas públicas e privadas, e independentes. Entre os corais, já se inscreveram grupos de Salvador (BA), Cruz das Almas (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), além de Cruz das Almas, interior da Bahia. Ângela Pina, produtora cultural e organizadora do evento, reforça que além da programação musical, um roteiro eco-cultural também é oferecido aos participantes.

Para visitar lugares como as cachoeiras Tiburtino e Piabinha, Poço Azul, Poço Encantado, Museu do Garimpo, guias turísticos estarão à disposição para acompanharem os passeios. “Mucugê é tão rica em história, cultura e exuberância natural que até um cemitério bizantino encanta seus turistas”, relembra Pina.

Todos os anos, o evento reúne um público estimado em 5 mil pessoas. “O festival conquistou o coração das pessoas daquela região. Primeiro porque valoriza o potencial cultural e turístico, e com isto fomenta a economia local, e segundo pelo caráter festivo que alegra e emociona a todos”, destaca Lídia Pina, coordenadora do Festival.
PROXIMA
ANTERIOR
Clique aqui para comentar

0 comentários: